
O cineasta norte-americano David Lynch enalteceu os benefícios da meditação transcendental para enfrentar "o mundo violento e turbulento em que vivemos" durante um evento no festival de cinema de Estoril.
Conhecido pela série de TV "Twin Peaks" e os filmes "Coração Selvagem" e "A estrada perdida", Lynch esteve neste sábado pela primeira vez em Portugal a convite do produtor Paulo Branco, director artístico do Festival do Filme Europeu, que chega ao fim nesta noite na cidade portuguesa.O diretor deixou um recado para os jovens cineastas. "Sejam verdadeiros com vocês mesmos, não aceitem uma ideia má, mas nunca recusem uma boa ideia", afirmou, perante uma audiência de mais de 600 pessoas.
A rápida passagem de David Lynch por Portugal, segundo o programa, resumiu-se ao evento e a uma entrevista colectiva, com o seu habitual visual de terno escuro e camisa branca apertada até o colarinho, com uma fina gravata amarela.O cineasta disse que Estoril é a 26ª cidade visitada por ele nos últimos dois meses. A viagem faz parte de uma turnê pela Europa para fazer conferências sobre Meditação Transcendental (MT), uma técnica que pratica há mais de 20 anos."Eu era uma pessoa afetada pela depressão e pela raiva. Com a meditação consegui ultrapassar emoções negativas como o medo e a ira, libertei a minha consciência e a criatividade começou a fluir", afirmou."A depressão e a raiva são uma atitude muito típica, sobretudo entre jovens artistas, porque pensam que assim podem conquistar mais mulheres", disse, provocando risos na platéia.Técnica de meditaçãoLynch afirmou que a MT o libertou da negatividade e conseguiu ter um maior acesso à criatividade e à intuição. "O cinema não é só uma coisa intelectual, é muito emocional e tem também a ver com a intuição".Ainda segundo o cineasta, "é com a intuição que conseguimos saber se algo está certo ou errado. E se temos a mente limpa de negatividade, temos melhor acesso à intuição".
A MT é uma técnica de meditação originária da Índia que começou a ser introduzida no ocidente nos anos 1960 por Maharishi Mahesh Yogi. A prática envolve o uso de um mantra (uma palavra que é repetida pelo praticante e cujo som tem propriedades psicoativas).De acordo com os seguidores da técnica, a MT lhes permite atingir um estado transcendente de consciência."Tenho observado uma grande transformação nas escolas onde a meditação está sendo introduzida. Os níveis de violência baixaram e as crianças começam a aprender melhor e a desenvolver o seu potencial", disse Lynch, que possui uma fundação de MT trabalhando em vários projetos nos EUA.Durante o evento, o público fez perguntas sobre os trabalhos do cineasta, incluindo "Inland Empire", numa nítida tentativa de decifrar significados e intenções do director premiado em Cannes e indicado ao Oscar, cuja obra tem sido considerada bizarra e até incompreensível por parte da crítica e do público.Apesar do sucesso da série "Twin Peaks", que conquistou a audiência nos 90 e depois foi adaptada por Lynch no cinema, filmes como "Dune" se revelaram um fracasso de bilheteira.
Actualmente com 61 anos, David Lynch continua activo tanto no cinema, nas artes plásticas e também como produtor musical, mas o entusiasmo em prol da MT tem estado em destaque, principalmente com a viagem pela Europa, que o levou a encontrar-se há pouco tempo com o presidente de Israel, Shimon Perez.No encontro, o director disse a Perez que se colocasse cerca de duzentos mestres em meditação em Israel seria o suficiente para acabar com o conflito no Oriente Médio."Primeiro pensou que eu era louco, mas depois ouviu-me com atenção", disse aos jornalistas sobre a conversa com o presidente israelita. Neste sábado, Lynch voltou a defender a técnica como receita para viver em paz, "não só em Israel mas para todo o mundo".